expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A Certeza das Três Mensagens Angélicas

Por E. H . Steed (RA, fev/81)
Desde o início do cristianismo Deus tem despertado mensageiros que clamem contra o envolvimento da igreja com o mundo, contra a mistura da verdade com o erro. Ao longo dos séculos tem havido pessoas justas que se angustiam em face da mistura do bem e do mal, e estes têm clamado contra a iniqüidade como Ló o fez na cidade de Sodoma.
No último século Deus despertou Guilherme Miller. o qual se havia convencido de que a mistura do bem e do mal na igreja havia causado a perda da compreensão do significado do que Deus havia querido dizer. Miller estudou as profecias de Daniel, convencendo-se de que o Senhor tinha uma mensagem para ser dada ao povo de todas as partes do mundo: Estai preparados, pois vinda é a hora do Seu juízo.
Alguns dizem que Miller e seus seguidores ficaram profundamente desapontados, e certamente ficaram. Eles haviam compreendido corretamente a contagem de tempo profético, mas aplicaram erradamente o acontecimento. Miller, todavia, teve uma importante mensagem a ser proclamada: Estai preparados para a vinda de Jesus; não podeis consorciar-vos com o mundo.
Os primitivos pioneiros adventistas não compreenderam tudo que se continha em Apocalipse 14. Ellen White escreve: "'Quando começamos a apresentar a luz sobre a questão do sábado, não tínhamos idéia claramente definida da mensagem do terceiro anjo de Apocalipse 14." — Testimonies. vol. 1, pág. 78.
A partir desse tempo Deus nos tem revelado luz cada vez maior. As mensagens que tinham grande significado naqueles dias devem ter importância maior ainda nos dias atuais.
As três mensagens angélicas foram dadas com um propósito. São dadas num século de comprometimento. Às vezes podemos ser tentados a diminuir o tono das mensagens caso haja alguém que não queira ouvir. Mas a Palavra de Deus nos diz que não devemos temer pessoas. A mensagem de Deus tem precedência sobre opiniões e filosofias humanas. Deus está chamando homens, mulheres, e crianças para a decisão final.
A tríplice mensagem não é uma mensagem nova. Ela contém o evangelho eterno; faz ao seu e ao meu coração aquele maravilhoso apelo que o evangelho sempre possui. Quem você escolherá? A quem servirá? Ao Criador e Redentor ou à besta e sua imagem?
Creio que se é certo que o mundo estava corrompido nos dias de Ló, é mais certo ainda que está mais corrupto em nossos dias. Se estava corrompido nos dias de Elias ou de Ezequiel ou mesmo de Guilherme Miller, está 100 vezes mais corrompido hoje. Basta uma olhada ocasional ao nosso redor para nos convencer de que o mundo tende a abandonar cada vez mais os seus padrões de moral e tudo que há de mais digno. Esta a razão pela qual a serva do Senhor nos diz que "a mensagem do terceiro anjo é a mensagem do evangelho para estes últimos dias, e de modo algum deve ser obscurecida por outros interesses e feita parecer como não merecendo consideração essencial." — Idem, vol. 6, pág. 241.
Quando lemos sobre os três anjos da profecia, parece-nos difícil não considerá-los como anjos reais. Os anjos, é claro, estão cooperando conosco e esperando ansiosamente que façamos nossa parte. Mas a mensageira do Senhor nos diz que "esses anjos [os três anjos de Apocalipse 14] representam aqueles que recebem a verdade, e com poder abrem o evangelho ao mundo." — Carte 79, 1900. Você e eu temos de nos ver a nós mesmos como homens e mulheres de Deus, como anjos de Deus. Se não levantarmos a voz, se não proclamarmos a mensagem, os anjos estarão em silêncio.
Sua Casa Estará Sendo Derruída
Em Testemunhos Seletos temos esta solene afirmação: "Quando a tempestade da ira de Deus irromper sobre a Terra, quão terrível será a decepção daqueles cujas casas hão de ser arrebatadas; por isso que estavam fundadas sobre areia! Dai-lhes a conhecer a divina advertência antes que seja tarde demais! Devemos sentir agora a nossa responsabilidade de trabalhar com intenso ardor, a fim de comunicar a outros as verdades que Deus nos tem revelado para o tempo atual. Não podemos ser demasiado diligentes." —Volume 2, pág. 371.
Eu creio na mensagem dos três anjos como um esforço da parte de Deus para nos ajudar a apreender a diferença entre o bem e o mal. num tempo em que o diabo está de tal modo misturando os dois que a média das pessoas não sabem o que é bem e o que é mal. A mensagem de Apocalipse 14 é uma tentativa da parte de Deus para nos ajudar a ver a diferença, a ver o contraste.
Estas mensagens são ao mesmo tempo mensagem salvadora e mensagem de advertência. Se obscurecermos, se ocultarmos, negligenciarmos ou embaraçarmos qualquer destes dois aspectos, deixaremos de dar a mensagem completa. Às vezes nos concentramos quase que exclusivamente no aspecto de salvação da mensagem. Mas Deus deseja que a advertência seja dada também, de modo que no dia do juízo cada pessoa compreenda que lhe foi dada uma oportunidade de ouvi-la.
Temos que proclamar que há um fim para a misericórdia de Deus no que tange a este mundo. Sua misericórdia é longânima, mas a Bíblia nos diz que virá um dia em que ela não mais se estenderá ao mundo pecador.
Deus nos diz também em Apocalipse 14 que nos devemos separar agora, sair agora da mistura, em vez de nos misturarmos. Aqui encontramos um apelo de Deus para pureza e santidade. Deus quer que nos separemos para Ele. Ellen White nos diz que "o próprio Satanás foi educado nas cortes celestiais, e possui conhecimento tanto do bem como do mal. Ele mistura o precioso com o vil, e isto é o que lhe dá poder para enganar.'" — Testimonies, vol. 8, pág. 306.
A palavra Babilônia identifica perfeitamente o que está acontecendo ao nosso redor. Ela significa confusão. Babilônia representa um estado de comprometimento, uma mistura do bem e do mal, de modo que a pessoa é enganada. Em contraste a palavra puro significa "não misturado" ou "separado".
Uma ilustração da habilidade de Satanás para enganar se pode ver no debate sobre fé. Fé é tomar a Deus em Sua palavra. Por que precisamos contender sobre coisa assim tão simples? Mas o fato é que muitos de nós não parecem desejar querer tomar a Deus em Sua palavra. Queremos encontrar motivos para não fazê-lo. Ao lermos os livros do Espírito de Profecia, verificamos que eles resumem do modo mais adequado a mensagem que Deus está dando a Sua igreja. Parai de misturar, é-nos dito. Ponde a Deus do modo mais completo na educação, na medicina, na pregação, na filosofia, na vida social. Este é o chamado de Deus. e é para onde a fé nos encaminhará.
A tríplice mensagem angélica apresenta também um quadro do passado e do futuro. No livro de Jeremias encontramos uma profecia de condenação a Babilônia. Deus procurou de todos os modos salvar Babilônia, mas ela não se mostrou respondente. Visto que ela não atendeu. Deus proclamou: "Caiu Babilônia". Num próximo futuro esta mesma condenação será pronunciada contra a Babilônia moderna. Agora estamos vivendo no estágio do juízo investigativo para que seja determinado de que lado estamos. Por alguma razão parece que não ouvimos sermões sobre o juízo investigativo nos dias atuais. Mas a hora é chegada; o juízo está conosco. Nosso caso pode ser apresentado em juízo logo. Estamos preparados? Fizemos a decisão correta? Vemos o juízo como coisa certa?
Na tríplice mensagem Deus apela para que O temamos e Lhe demos glória em contraste com a adoração da besta e sua imagem. Uma tradução chama esta besta "a criatura". Que espécie de criatura? Alguém que se proclama Deus em lugar do Deus verdadeiro.
Hoje temos de deixar que Deus seja Deus. Não devemos enaltecer a organização mais do que a Deus, nem enaltecer a humanidade acima de Deus. Não devemos brincar com Deus. Precisamos, por nossa opinião e consenso, sempre voltar á revelação de Deus. Não importa quantos concordem com uma opinião; ela jamais está certa a menos que baseada na Palavra de Deus.
O propósito do evangelho, como eu o vejo, é glorificai a Deus. A serva do Senhor nos diz que glorificar a Deus é revelar Seu caráter em nosso próprio caráter e assim torná-Lo conhecido. Que desafio isto representa para o inimigo, isto é, possuir Deus um povo que reflita Sua imagem! Todavia algumas pessoas nos dizem que isto é impossível. É impossível na mera força humana, mas não no poder de Deus. Aquilo que Deus promete Ele é capaz de cumprir. O que Ele está esperando é que você e eu reclamemos Sua promessa.
Há nestas mensagens um contraste muito belo, conquanto terrível, entre os vencedores e os que se têm entregue a bebedeiras e prostituição. Ao lermos a primeira parte do capítulo 14, vemos que os vencedores obtiveram a vitória sobre a besta e sua imagem. Assim Deus nos garante que estamos empenhados numa batalha que não está destinada ao fracasso: ela terá sucesso. O Senhor será o vencedor, e nós seremos vencedores com Ele.
Mas isto é apenas metade da história. Qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha sentido o poder do Espírito no coração e tenha sido liberta do poder do pecado pelo sangue do Cordeiro clamará em alta voz e anunciará isto ao mundo. Se não o fizer, estará negando o seu Senhor. Isto é o que as Escrituras nos dizem. Nossa obediência será evidente em contraste com a poluição, corrupção, e impurezas ao nosso redor.
Há outro contraste — o contraste dos grandes acontecimentos que giram em torno do sinal da besta versus selo de Deus. Esta questão é se deixaremos que o Senhor domine sobre nós ou se permitiremos que a besta o faça. O teste final deste ponto virá com a questão da observância do sábado do sétimo dia ou do domingo, primeiro dia da semana, como dia do Senhor. A serva do Senhor diz: "A questão do sábado será o ponto de controvérsia no grande conflito em que o mundo todo tomará parte." — Manuscrito 88, 1897.
Se este é o caso, não devíamos estar pregando sobre o sábado mais amplamente? Ellen White acrescenta: "Separado o sábado das mensagens, esta perde o seu poder; mas quando conectado com a mensagem do terceiro anjo, acompanha-a um poder que convence os incrédulos e infiéis." — Testimonies, vol. 1, pág. 337.
Outro contraste encontrado em Apocalipse 14 é o dos que cantam o cântico do Cordeiro e os que recebem a destruição final pronunciada sobre os seguidores da besta e sua imagem. Jesus disse que neste último grupo haveria pranto e ranger de dentes. Seria um tempo terrível para eles. Mas seria um tempo gracioso para os que escolhessem o Cordeiro. Para nós no presente, e ainda mais no futuro, isto pode parecer difícil, mas a verdade é que haverá um glorioso dia para aqueles que não se envergonharam de Jesus.
Precisamos ter ousadia ao nos lançarmos no trabalho em favor de Deus na proclamação desta mensagem hoje. Proclamá-la deve ser nosso supremo objetivo. Devemos estar dispostos a tudo fazer, a ir a qualquer lugar, a nos encontrarmos com quem for preciso, e nos gastarmos e deixarmo-nos gastar por Deus.
"Temei a Deus e dai-Lhe glória". Estas palavras são o coração da mensagem para estes últimos dias. Este é o principal conceito da Oração do Senhor. "Pai nosso que estás no Céu. santificado seja o Teu nome . . . porque Teu é o reino, e o poder, e a glória". Se meditássemos na oração que o Senhor nos ensinou e realmente nela crêssemos e agíssemos em harmonia com ela diariamente, estou convencido de que teríamos uma renovação do Espírito do Senhor e poder para a vitória final.