expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Dia do Senhor e o Senhor do sábado

Por Robert L. Odom (clique no título e leia o original)

O apóstolo João, no dizer da revelação que Deus lhe deu, na Ilha de Patmos, diz: "Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz" ( Apocalipse 1:10 ).
Que a declaração havia sido citada freqüentemente como evidência de que cristãos viveram o domingo como um dia sagrado no tempo apostólico. Esta é uma mera suposição, para a passagem em si não diz em que dia da semana John tinha em mente ao falar de "dia do Senhor."
Alguns estudantes da Bíblia têm suposto que a expressão "dia do Senhor" em Apocalipse 1:10 significa o dia do julgamento do grande dia do Senhor, em que Ele irá julgar o mundo e retribuirá a cada um segundo as suas obras. Durante o período a partir do oitavo para o quinto séculos antes de Cristo, os profetas Amós, Isaías, Joel, Obadias, Sofonias, Jeremias, Ezequiel, Zacarias e Malaquias falou da vinda do "dia do Senhor", como um tempo de julgamento ea visita de Sua ira sobre o impenitente.
Jesus falou do tempo de Seu segundo advento como "seu dia" ( Lucas 17:24 ). Depois ala Paul falou dele como "o dia do Senhor" ( 1 Tessalonicenses 5:2. ) e "dia de Cristo" ( 1 Cor 1:8. ; 05:05 ; 2 Coríntios 1:14. ; Phil. 01:06 , 10 ; 02:16 ; 2 Tessalonicenses 2:2. ). E Pedro o chama de "o dia do Senhor" ( 2 Pedro 3:10 ) e "dia de Deus" (versículo 12).
Em seu discurso de abertura, John diz que a revelação foi dada a ele por Deus ", para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer" ( Apocalipse 1:1 ), e no capítulo final, ele diz que Deus enviou o Seu anjo "para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve" (cap. 22:6). Na verdade, ele ouviu de Cristo dizer três vezes: "Eis que venho sem demora" (cap. 3:11; 22:07, 12). Também: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá" (cap. 1:7).
Será que existe alguma razão para não aceitar a visão de que, dizendo: "Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor" (v. 10), João quis dizer que quando ele recebeu a visão que o levou a sentir que ele estava presenciando as cenas de o futuro dia do Senhor, ou dia do julgamento grandes falado pelos profetas e apóstolos?
Revelação abre com uma visão de Salvador ressuscitado John visitar o profeta exilado na Ilha de Patmos solitário, distante da azáfama do resto do mundo. John não se sente acusado perante o tribunal de Cristo, e. ele ouve dos lábios de palavras de seu Senhor de conforto, conselho, profecia de aviso, e para as igrejas, com a garantia do amor de Cristo para Seus seguidores. Eles são exortados a obediência fiel, mesmo à custa de suas vidas, sofrimento e martírio durante a perseguição no que seria a sua sorte no futuro. Os obedientes descuidado e dis foram convidados a se arrepender. Isso mostra que João estava bem ciente do fato de que o dia de graça e de graça para os pecadores ainda não tinha terminado, e que o grande dia de Deus não havia chegado.
Na verdade, as profecias do Apocalipse traçou a história da igreja cristã e do mundo a partir de tempo de João até o nosso próprio, e até mesmo além de um período de areia ano tu ainda no futuro, no final da qual os ímpios serão julgados e, posteriormente, consumidos no lago de fogo (cap. 20). Depois que a Terra seria feito novo e se tornar a morada dos re considerados (cap. 21 e 22).
Em visões de João, "o grande dia da sua ira (de Deus)" (cap. 6:17) e "dia em que grande de Deus Todo-Poderoso" (cap. 16:14) são referidas apenas em falar dos eventos de encerramento desta história do mundo atual.
É muito claro, também, que a segunda vinda de nosso Senhor para colher a colheita da terra do bom e do mau (cap. 14:14 - 20) seguiria uma proclamação final do "evangelho eterno", acompanhados por especiais mensagens de advertência para viver o homem tipo nos últimos dias (vv. 6-12).
Não devemos supor, portanto, que quando Jesus foi ouvido a dizer: "Eis que venho sem demora", Seu segundo advento ocorreu imediatamente, enquanto John estava em Patmos. O próprio Cristo (Mateus 24, Marcos 13, e Lucas 17 e 21), assim como Paulo ( Atos 20:28-30 ; . 2 Tessalonicenses 2:1-12 ), profetizou muitas coisas que poderia acontecer na igreja e os mundo durante um longo período de tempo antes do retorno de nosso Senhor na glória. O fato de que cerca de dezenove séculos se passaram desde a revelação foi dada a João, e que segundo a vinda do Senhor ainda está no futuro, atesta que tal foi a perspectiva. O significado óbvio das palavras: "Eis que venho sem demora", é que quando chega a hora de a Segunda Vinda de ocorrer, ela acontecerá de forma rápida e de repente ( Matt 24:36-42. ; 1 Tessalonicenses 5:1. -9 ), e que precisamos para viver e ser, por Sua graça, sempre pronto para isso.
Outra tese defendida por alguns é que a expressão "dia do Senhor" significa o aniversário do imperador romano, porque ele era geralmente considerado como o senhor ou governante do mundo romano em que João viveu e trabalhou. Mas de acordo com John, o Senhor Jesus Cristo é o "príncipe dos reis da terra" ( Rev. 01:05 ). "Ele é o Senhor dos senhores eo Rei dos reis" (cap. 17:14), sobre cuja vestimenta foi escrito o nome de "REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" (cap. 19:16).
O que, então, se quer dizer com a expressão "dia do Senhor" em Apocalipse 1:10 ? O apóstolo afirma no primeiro capítulo que lhe deu a revelação (versículos 1, 5-8, 10-18), como foi dado a ele (versos 1, 10), porque foi dado a ele (versos 1, 9) , para quem foi dado (versos 1, 3, 4, 11), onde foi dado (versículo 9), e quando ela foi dada (versículo 10).
A grande maioria dos estudantes cristãos da Bíblia afirmam que "o dia do Senhor" em Apocalipse 1:10 refere-se ao dia da semana que os cristãos em geral, e João, em particular, considerada como dia sagrado de Cristo.
Embora João não nos diz especificamente que os dias da semana ele designa como "dia do Senhor", não estamos necessariamente deixados no escuro sobre esse assunto. Dois métodos de dedução ter sido usado na tentativa de mostrar que dia da semana é designado como "dia do Senhor" em Apocalipse 1:10 . Eles são os seguintes:
Primeiro : ". dia do Senhor" Um método para uso de recursos em voga muito depois de dias de João, na suposição de que ele estava se referindo ao domingo como O mais antigo escritor cristão conhecido por ter chamado domingo "dia do Senhor" foi Clemente de Alexandria. Em seu Stromata, ou Miscelânea, escrito perto do ano 200 dC para recomendar o cristianismo aos pagãos aprendeu, ele usa a expressão "dia do Senhor" duas vezes em referência específica para o primeiro dia da semana. A primeira instância do seu esta fazendo é a seguinte:
E o dia do Senhor Platão profeticamente fala de no décimo livro da República, com estas palavras: "E quando sete dias se passaram a cada um deles no prado, no oitavo dia eles são estabelecidos e chegar em quatro dias." Pelo prado deve ser entendida a esfera fixo [de estrelas], como sendo um local ameno e cordial, ea localidade do piedoso, e pelos sete dias [é representado] cada movimento dos sete planetas, e todo o prático arte que acelera até o fim do descanso. Mas depois da orbs vagando a viagem leva para o céu, isto é, ao movimento e oitavo dia. Stromata, ou Miscelânea, livro 7, cap. 12, em ANF, vol. 2, p. 469; MPG, vol. 9, col. 161.
Não sabemos de nenhum estudante da Bíblia moderna que concorda com a opinião de Clemente, que o pagão filósofo grego Platão (427p-347 aC), em sua República , livro 10, estava profetizando sobre domingo, primeiro dia da semana, quando ele escreveu essa afirmação. O contexto revela que o escritor pagão foi descrevendo a ascensão suposta alma do homem, após sua morte, através do que os gregos acreditavam ser os sete céus planetários, até que chegou ao oitavo céu das estrelas fixas, como a sua morada final.
No outro caso diz Clement do cristão:
Ele, em cumprimento do preceito, segundo o Evangelho, mantém o dia do Senhor, quando ele abandona uma má disposição, e assume que dos gnósticos, glorificando a ressurreição do Senhor em si mesmo --- Stromata, ou Miscelânea , livro 7, cap . 12, em ANF, vol. 2, p. 545.
Este é o primeiro exemplo conhecido em que um escritor eclesiástico defende a idéia de que a guarda do domingo seria aceitável a Deus como o cumprimento do preceito quarto de Sua lei. Embora ele diz que isso poderia ser feito "de acordo com o Evangelho", Clemente cita nenhuma escritura do Novo Testamento que quer em apoio da sua alegação.
Há um fragmento existentes literária em grego a partir de um pergaminho códice acredita ter sido escrita durante o período do oitavo ao décimo segundo séculos, e que é dito ser uma parte do Evangelho, perdeu espúrias De acordo com Peter mencionado por escritores da igreja primitiva . Foi dis coberta no Egito em 1866. Ele chama o primeiro dia da semana "dia do Senhor" duas vezes ao falar da ressurreição de Cristo (seções 9 e 12, e ANF, vol. 9, p. 8).
Serapião, bispo de Antioquia (AD 190-203), é o escritor mais antigo conhecido de mencionar O Evangelho Segundo Pedro. Ele escreveu uma carta "para refutar as mentiras que o Evangelho que continha, por conta de alguns na freguesia de Rhossus que tinha sido desviados por ele em noções heterodoxas "(Eusébio, bispo de Cesaréia, História Eclesiástica , livro 6, cap. 12, em NPNF, segunda série, vol. 1, p. 258. Orígenes diz que foi usado por alguns homens na terceiro século para suportar uma certa doutrina ( Comentário ao Evangelho Segundo Mateus , livro 10, cap. 17, em ANF, vol. 9, p. 424). Eusébio, o historiador da igreja, escreveu que era "citado por hereges, "e foi tão completamente em desacordo com a ortodoxia verdade como" a ser posto de lado como absurda e ímpia. "Ele diz também que ele e os espúrios outras obras circularam então sob o nome de Pedro" sabemos que não tenham sido universalmente aceito, porque não escritor eclesiástico, antiga ou moderna, fez uso de testemunhos extraídos eles "( História Eclesiástica , livro 3, cap. 3, em NPNF, segunda série, vol 1, pp. 133, 134).
Se o fragmento actualmente publicado é uma parte de O Evangelho Segundo o Peter que Serapião, Orígenes e Eusébio já mencionei, então é o mais antigo trabalho conhecido que professa o cristianismo em que o domingo é chamado "dia do Senhor." Este fragmento é dito para conter 29 adições aos fatos registrados nos quatro Evangelhos autênticos nas escrituras do Novo Testamento, e em alguns casos estas adições notavelmente contradizem o que é dito nos quatro Evangelhos genuíno. Não sabemos de nenhum erudito cristão moderno que aceita-la como uma autêntica obra de Peter ou que cita como prova de que a observância do domingo foi instituído por Cristo e seus apóstolos.
Além disso, não sabemos de nenhum caso em que Apocalipse 1:10 é citado por qualquer escritor cristão dos primeiros séculos para apoiar a guarda do domingo.
Segundo : Os recursos outro método para o testemunho do Novo Testamento escrito no tempo de João e antes da sua escrita o Apocalipse. Como mencionado acima, Lord John, que apareceu para ele em que "dia do Senhor", enquanto ele estava no exílio na ilha de Patmos, era o Senhor Jesus Cristo, Aquele a quem o apóstolo se refere especificamente a como "Senhor dos senhores" ( Ap . 17:14 , 19:16 ).
John era um daqueles discípulos a quem os fariseus acusados ​​de quebra do Sabbath, ea quem Jesus havia defendido contra a acusação. Ele tinha ouvido seu Salvador declaram que "o Filho do homem é senhor também do sábado" ( Mateus 0:08. ; Mark 2: 28 ; Lucas 06:05 ). Quando ele escreveu o Apocalipse, ele deve ter sabido que esta afirmação já havia sido registrada nos Evangelhos sinópticos. Ele tinha sido associado com o Senhor do sábado em Sua minis tentar no sábado ( Lucas 4:16 , 31 , 32 ; Marcos 1:21 , 22 ). Ele tinha ouvido Jesus dizer-lhes o que fazer quando Jerusalém deveria ser sitiada pelos exércitos de Roma: "Orai para que vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado" ( Mat. 24:20. ).
John, que testemunharam pessoalmente a crucificação do Senhor ( João 19:25-27 ), deve ter sabido que, quando seus seguidores haver sepultado na noite de sexta-feira que após o meio dia triste de tanto tempo atrás ", eles voltaram e prepararam especiarias e ungüentos, e no sábado repousaram conforme o mandamento "( Lucas 23:56 ). Ele certamente sabia também que de acordo com esse mesmo mandamento ", o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus" ( Ex 20:10. ; . Dt 05:14 ). Ele escreveu que "No princípio era o Verbo", que "o Verbo era Deus", que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" ( João 1:1 , 14 ). Ele registrou este fato também: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele não era qualquer coisa que foi feita" (v. 3). E acrescentou que "o mundo foi feito por ele" (versículo 10).
Assim, John sabia que, como Criador o Senhor Jesus instituiu o sábado no começo descansando no sétimo dia da semana, abençoando e santificando-o ( Gênesis 2:2 , 3 ; . Ex 20:11 ). Ele sabia que o Senhor havia chamado o sábado do sétimo dia "meus sábados" ( Ex 31:13. ; . Lev 19:03 ; . Isa 56:4 ; Eze 20:12. , 13 , 16 , 20 , 21 , 24 ; 22: 8 , 26 ; 23:38 ; 44:24 ), _ e "Meu santo dia" ( . Isa 58:13 ); que, em sua oração ao Senhor, Neemias se refere a ele como "teu santo sábado" ( Neemias 9:14. ); e que tinha sido escrito que no mundo melhor do futuro "desde um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor" ( Is 66:23. ).
Portanto, segue-se que Apocalipse 01:10 refere-se ao mesmo dia.