expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

O Oitavo Rei de Apocalipse 17 - Comentário Bíblico Adventista

Segue abaixo o comentário sobre Apocalipse 17:7 a 11

verso 7.

Eu te direi.

No texto grego o pronome é enfático: "Eu mesmo te direi". O resto do capítulo é a interpretação que faz o anjo do "mistério" ou simbolismo de a visão dos vers. 3-6. A "besta" se explica nos vers. 8-17; a "mulher", no vers. 18.

verso 8.

A besta que viu.


Isto é, a besta do vers. 3. Ao Juan não lhe mostrou a besta em seu estado que "era" ou em que "não é"; a não ser quando ressurgiu depois do período em que "não é"; entretanto, o anjo repassa brevemente as etapas passadas deste ser espantoso com o propósito de identificar à besta tal como a viu Juan (ver com. vers. 8-11).

Na introdução da visão (vers. 1-2) e na visão (vers. 3-6), a atenção do Juan se dirigiu quase exclusivamente à mulher; a besta se menciona só de passagem. No texto grego dos vers. 1-6, segundo o texto de Nestle, dedicam-se 102 palavras à mulher e só 12 à besta; mas na explicação pode sugerir que embora o tema anunciado da visão é a sentença divina pronunciada contra a Babilônia simbólica, e que embora ela é o personagem principal nos acontecimentos descritos pela visão, seu breve triunfo e repentina queda só podem entender-se mediante um estudo cuidadoso da contribuição feita pela besta, tanto no êxito transitivo da mulher como também em sua derrota final.

Era, e não é.

Em algum momento do passado a besta tinha estado ativa, mas depois desapareceu.

Esta expressão se repete ao final do vers. 8 e de novo no vers. 11. Alguns identificam o período em que a besta "era" com o da Roma pagã; o período em que "não é", com o breve intervalo entre o fim da perseguição pagã e o começo da perseguição papal, e o período "e será", com o da Roma Papal. Outros fazem equivaler o período em que "era", com o representado pela besta e suas sete cabeças; o período em que "não é", com o intervalo entre a ferida da sétima cabeça e o ressurgimento da besta como "a oitava". Os que sustentam a primeira opinião faz equivaler o período em que a besta "era", com o dragão do cap. 12, enquanto que os que sustentam o último ponto de vista incluem também a besta semelhante a um leopardo do cap. 13. O tempo presente "não é" recalca a seqüência temporária.

Está para subir.

O anjo ainda está falando da carreira da besta antes de seu surgimento do fundo do "abismo".  Quando Juan viu esta besta em visão, já havia descendido do "abismo".

Quando a expressão "era, e não é" repete-se ao final do ver. 8, segue imediatamente a frase "e será", que se acha em lugar das palavras "está para subir do abismo", as quais se usam antes neste mesmo versículo (ver com. "e será").  portanto, a besta "será" quando ascender do "abismo".  As palavras da triplo seqüencia do vers. 11 que podemos comparar com "será", são: "é também o oitavo".  portanto, quando a besta suba "do abismo", "será", existirá como "o oitavo", literalmente "um oitavo".  No vers. 8 a besta irá a "perdição" depois de que ascenda do "abismo" e exista como "o oitavo" durante um período que não se especifica. Quando a besta exista outra vez como "o oitavo", "os moradores da terra, aqueles cujos nomes não estão escritos desde a da vida, função do mundo no livro se assombrarão vendo a besta".  Faz-se uma declaração muito similar em o cap. 13: 3, 8 (cf. vers. 4) quanto à atitude do mundo com a besta desse capítulo quando se curou sua ferida de morte: "maravilhou-se toda a terra em detrás da besta... E a adoraram todos os moradores da terra, cujos nomes não estavam escritos no livro da vida do Cordeiro que foi imolado desde o começo do mundo".  Se o cap. 13 se refere ao mesmo acontecimento do cap. 17: 8, quer dizer que a declaração "sua ferida mortal foi sanada" (cap. 13: 3) equivale à expressão 867 "está para subir do abismo" (cap. 17: 8; cap. 20: 3, 7); "viveu" (cap. 13: 14), equivale às expressões "e será" e "é também o oitavo" (cap. 17: 8, 11); a ferida da cabeça (cap. 13: 3), ir "em cautividad" e a "ferida de espada" (cap. 13: 10, 14) teriam seu equivalente no descida da besta ao "abismo" (cap. 17: 8); e a "morte" (cap. 13: 3) equivaleria à fase do "abismo" no caso de a besta.  As similitudes que aqui se destacam tendem a identifica a identificar a sétima cabeça da besta com a cabeça papal (ver com. cap. 17: 9-10); entretanto, esta semelhança não prova necessariamente a identidade.  Quanto à relação com a besta do cap. 17 com a do cap. 13, ver com. cap. 17: 13.

Abismo.

Gr. abússos, um espaço vasto, que não se pode medir (ver com.  Mar. 5: 10; Apoc. 9: 1).  Na LXX se refere geralmente às profundidades do mar ou a águas subterrâneas.  Em Sal. 71: 20 (LXX), e em ROM. 10: 7 se refere ao mundo subterrâneo ou lugar dos mortos, usualmente chamado Hades (ver com.  Mat. 11: 23; cf. com. 2 Sam. 12: 23; Prov. 15: 11; ISA. 14: 9).  O descida ao "abismo", seria pois, um término adequado para representar a morte de uma besta que parecia ter sido morta.

Perdição.

Gr. apÇleia, "completa destruição", "aniquilamento" (ver com.  Juan 17: 12).  Indica cl fim absoluto da besta (cf Apoc. 17: 11; ver com. cap. 19: 20; 20: 10).

Os moradores.

Aqueles sobre os quais a "rameira... está sentada" (vers. 1) e "hão-se embriagado com o vinho de sua fornicação" (vers. 2).  Cf. cap. 13: 3-4, 7-8, 12, 14; ver com. cap. 17: 1-2.

Não estão escritos.

Ou não estão na lista de quem Deus aceitou como candidatos para seu reino.

Da fundação.

Pode entender-se que os nomeie que aparecem no livro da vida estiveste escritos ali desde "a fundação do mundo", ou simplesmente que o livro há existido desde esse tempo.  Aqui deve entendê-lo segundo.  Cf. com. cap. 13: 8.

Livro da vida.

Ver com.  Fil. 4: 3.

Assombrarão-se.

Gr. thaumázÇ, "estar assombrado", "maravilhar-se" (ver com. vers. 6).  Os moradores da terra se surpreendem muito quando observam que a besta que tinham visto descender ao "abismo" (vers. 8), recupera-se e empreende novamente suas atividades anteriores.  Ao princípio "assombrarão-se", e logo a adorarão (cap. 13: 3-4, 8, 12, 14), quer dizer, emprestarão-lhe seu apoio voluntário para que siga adiante com seus planos blasfemos. Em relação à relação da besta do cap. 17 com a do cap. 13, ver com. cap. 17: 3.

9.

Mente que tenha sabedoria.

Cf. cap. 13: 18. O anjo começa sua explicação de "a besta que era, e não é, e será" do cap. 17: 8. O que lhe tinha mostrado ao Juan era um "mistério" (cf. vers. 7; ver com. vers. 5) porque a realidade tinha sido oculta em linguagem simbólica, e era necessário obter "sabedoria" para entender e aplicar os símbolos às realidades simbolizadas. Embora esta declaração do anjo possivelmente se refira mais especificamente ao enigma do vers. 8, e pelo mesmo especialmente à explicação dos vers. 9-10, também é certo quanto a toda a visão, e portanto à explicação dos vers. 10-18.

Sete cabeças.

Sem dúvida representam sete poderes políticos importantes por meio de quem Satanás tentou destruir ao povo e a obra de Deus na terra (ver com. vers. 2-3, 6, 10). Não é claro se a Inspiração tinha ou não o propósito de que estas cabeças fossem identificadas com sete nações específicas, pois no Apocalipse o número "sete" freqüentemente tem um valor mais simbólico que literal (ver com. cap. 1: 11). Por isso alguns nos entenderam que as sete cabeças representam toda a oposição política ao povo e à causa de Deus a través da história, sem especificar sete nações particulares.

Outros acreditam que os poderes representados pelas sete cabeças devem ser sete nações específicas já mencionadas em diversas profecias do Daniel e Apocalipse. Identificam as primeiras quatro cabeças com os quatro grandes impérios mundiais de Dan. 2 e 7, a quinta com o corno pequeno dos cap. 7 e 8 e a besta semelhante a um leopardo do Apoc. 13, a sexta com o poder  representado no cap. 11: 7, e a sétima com a besta de dois chifres do cap. 13: 11. Segundo esta interpretação, os poderes representados pelas primeiras cinco cabeças seriam Babilônia, Persia, Grécia, o Império Romano e o papado. A sexta e a sétima cabeças poderiam ser, respectivamente, a França revolucionária e Estados Unidos, ou Estados Unidos e uma organização mundial, ou os Estados Unidos e um papado restaurado.

Outros consideram que as sete cabeças representam os poderes perseguidores principais que Deus escolheu para si um povo 868 e uma obra organizada na terra, e portanto especificam que esses poderes são o Egito, Assíria, Babilônia, Persia, Grécia, o Império Romano e o papado.  Os que sustentam interpretação chamam a atenção ao importante papel do Egito e Assíria respeito ao Israel na história e profecia do AT.  Também destacam as seguintes circunstâncias quando cada um destes sete poderes procurou sucessivamente aniquilar ao povo de Deus, subjugá-lo ou fazer desaparecer seu caráter religioso distintivo: (1) Egito, junto ao mar Vermelho, Exo. 14: 9-30; Assíria, em tempo do Senaquerib, ISA. 8: 4-8; 36: 1-15; 37: 3-37; (3) Babilônia, durante o cativeiro, Jer. 39: 9-10; 52: 13-15; (4) Persia, em tempo de Amam, Est. 3: 8-9; 7: 4; 9: 1-6; (5) Grécia, com o Antíoco Epífanes, 1 MAC. 1: 20-64; 3: 42; 4: 14 e 36-54; (6) Roma, quando perseguiu tanto aos judeus como aos cristãos, Dão. 8: 9-12, 24-25; Mat. 24-15, 21; Luc. 21: 20-24; Apoc. 2: 10, 13; e (7) o papado, através de sua história perseguidora, Dan. 7: 21, 25; 8: 24; 11: 33, 5.

Já que a Inspiração não indicou se deve entender-se que as sete cabeças representam sete nações particulares e não especificou nenhum momento do qual devem calcular-se, este Comentário considera que a evidência é insuficiente para garantir uma identificação dogmática de elas.  Apoc. 17 tráfico da besta durante seu período "será", quando é "o oitavo" (ver com. vers. 8, 11), e a interpretação da mensagem básica do
capítulo felizmente não depende da identificação das sete cabeças.

Montes.

Um símbolo profético comum para designar poderes políticos ou político-religiosos (ISA. 2: 2-3; Jer. 17: 3; 31: 23; 51: 24-25; Eze. 17: 22-23; etc.). Este símbolo também pode ser uma alusão à cidade de Roma com suas sete colinas.  Os escritores clássicos freqüentemente se referem a Roma como a cidade das sete colinas (Horacio, Carmen Saeculare [Odes seculares] 7; Virgilio, Eneida vi, 782-784; Geórgicas iI. 534-535; Marcial, Epigramas iV. 64. 11, 13; Cicerón, Cartas a Apartamento de cobertura vi.  5; Propercio, Escolhia iII. 11; etc.).
Nos primeiros séculos os cristãos se referiam usualmente a Roma como a "Babilônia" (ver com. 1 Ped. 5: 13; Apoc. 14: 8), possivelmente para evitar que se os considerasse como pessoas subversivas quando falavam e escreviam do proceder anticristiano de Roma e os castigos iminentes de Deus que cairiam sobre ela.
Em vista da relação histórica da antiga Babilônia com o povo de Deus nos tempos do AT, a denominação "Babilônia" era muito apropriada para aplicá-la a Roma em suas relações com o cristianismo.

senta-se a mulher.

O anjo apresenta à "mulher" sentada por volta das sete "cabeças", enquanto que no vers. 3 se acha sentada sobre a "besta" (ver o comentário respectivo); portanto, evidentemente é o mesmo estar sentada sobre sete cabeças que estar sentada sobre a besta.  deduz-se, pois, que não há uma distinção básica entre a besta e suas cabeças, e provavelmente não se tenta assinalar nenhuma diferença

10.

E são sete reis.

Estes "reis", as "cabeças" e os "Montes", parece que se identificam como uma
mesma coisa.  Não é clara a distinção -se é que a há- entre os "reis" e
os "Montes".

Cinco deles têm cansado.

Não se diz claramente em que momento pode dizer-se que cinco das cabeças hão  "cansado", que uma "é" e que outra "ainda não veio".  Os expositores adventistas sustentam em términos gerais uma ou outra de três opiniões distintas quanto ao tempo aqui envolto: (1) Segundo a interpretação de que as sete cabeças representam a todos os poderes -seja qual for seu número- que se hão oposto ao povo e à obra de Deus na terra, esta declaração significaria simplesmente que uma maioria de ditos poderes já tinham desaparecido do cenário da história. (2) Os que enumeram as primeiras cinco cabeças como Babilônia, Persia, Grécia e Roma e o papado, consideram que estes cinco já tinham "cansado" quando a cabeça papal da besta recebeu a ferida de morte em 1798 (ver com. cap. 13: 3-4). (3) Os que enumeram as primeiras cinco cabeças como o Egito, Assíria, Babilônia, Persia e Grécia, consideram que o momento indicado no vers. 10 é o tempo do Juan, quando se deu a visão.  Ver com. vers. 9.

A gente é.

Segundo o ponto dois, França ou Estados Unidos, depois de 1798; e segundo o ponto
três, o Império Romano nos dias do Juan (ver com.  "cinco deles hão cansado").

O outro.

Segundo o ponto um, a minoria dos poderes políticos que ainda estão por desempenhar sua parte; segundo o ponto dois, Estados Unidos ou alguma organização mundial como a Liga das Nações ou as Nações 869 Unidas; segundo o ponto três, o papado (ver com.  "cinco deles têm cansado").  Pode notar-se que se os sucessos preditos no cap. 17 são idênticos em parte com os do cap. 13 (ver com. cap. 17: 3, 8), é lógico que a cabeça papal seja a que se designa como "o outro".

Breve tempo.

Gr. olígos, que se usa 34 vezes no NT no sentido de "pouco", "pequeno", "diminuto", para especificar quantidade, e oito vezes com o significado de "curto" para especificar tempo (ver com. cap. 12: 12).  A oração pode traduzir-se: "é necessário que permaneça pouco" ou "é necessário que continue brevemente", possivelmente com o sentido de um "tempo limitado" em contraste com um tempo sem limites.  No cap. 12: 12 olígos se refere ao "pouco tempo" que concedeu a Satanás depois de sua derrota na cruz (cf.  DTG 706, 709; CS 557).  O anjo possivelmente lhe está assegurando de novo ao Juan que Satanás, e mais especificamente que o poder (ou poderes) representado pela sétima cabeça não poderá nunca alcançar seus objetivos, ou que sua duração foi estritamente limitada.  Alguns entendem a olígos em um sentido literal, como indicando um curto lapso.

11.

A besta que era.

Ver com. vers.  8.

É também o oitavo.

Esta é a besta quando ressurge no período "será", imediatamente depois de sua saída do "abismo" (ver com. vers. 8, 10).  Alguns consideram que o oitavo poder é o papado sozinho; outros sugerem que representa a Satanás.  Os que seguem este segundo ponto de vista destacam que no tempo que aqui se indica, Satanás tentará personificar a Cristo (ver com. 2 Lhes. 2: 8).

É de entre os sete.

Ou "sai dos sete".  A besta -"o oitavo"- que era, parece ser a mesma besta a qual lhe acrescentaram as sete cabeças (cf. cap. 13: 11-12).  A ausência no texto grego do artigo definido antes do ordinal "oitavo", sugere que a besta era a verdadeira autoridade que respaldava às sete cabeças, e que portanto é mais que só outra cabeça ou a oitava da série: é seu resumo e culminação, a mesma besta.  No texto grego a palavra que se usa para "oitavo" é do gênero masculino e portanto não pode referir-se a uma cabeça, cujo nome é do gênero feminino.

Perdição.

Ver com. vers. 8.