expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Estudo: Orações de Louvor - Apocalipse

"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor." Apocalipse 5:12

No vívido relato do Apocalipse de João temos uma pequena idéia da adoração prestada a Deus. No centro da adoração celeste "está um Rei glorioso no trono com o Cordeiro em pé à Sua frente. Muitos grupos corais O cercam. Do trono, uma voz solitária fala com freqüência. No círculo interno está um quarteto de seres viventes. Ao redor deles está um coro de vinte e quatro anciãos. Mais adiante, está um vasto coro de anjos. Ante o nosso olhar encantado, outro grupo procura o caminho para o trono – uma grande multidão que ninguém pode contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas (Apoc. 7:9). Então, a atenção se alarga para alcançar "toda criatura que há no Céu e sobre a Terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há", todos unidos em louvor a Deus e ao Cordeiro. Até as forças satânicas do abismo "debaixo da Terra" finalmente se curvarão para adorar a Deus (Filip. 2:10 e 11). 
    O que estas várias categorias de criaturas têm a dizer sobre Deus? Seus cânticos de triunfo revelam muitas razões para exaltar o Criador. Aprenda sobre estas razões nesta semana e como suas orações podem se tornar hinos de louvor. 

     
    Ele Existe - Apoc. 4:1-8 
    1. Como os quatro seres viventes ao redor do trono louvam continuamente a Deus? Apoc. 4:8 
    Essas criaturas são os querubins que guardam o trono (Ezeq. 1:5; 10:1). A tríplice expressão da palavra ‘Santo’ sugere a Trindade, que João apresenta em Apoc. 1:4 e 5. Aquele "que é, que era e que há de vir" é Deus o Pai. O segundo membro é o Espírito Santo, e o terceiro Membro é Jesus Cristo. 
    Santidade tem os significados de majestade, brilho, pureza e bondade. A santidade de Deus O separa do pecado, mas O traz para perto do pecador arrependido. Esta verdade foi manifesta em Jesus que, embora seja Deus Santo, habitou no meio dos pecadores. 
    Deus também é a fonte da "realidade absoluta". Examine tudo o que existiu antes, existirá no futuro, acima, abaixo e em tudo – e a evidência de Deus está presente. Tudo veio dEle e depende dEle (Col. 1:17; Apoc. 22:13). O bem-estar do Universo depende do caráter de Deus. Como somos afortunados por Deus ser bom. Como nossa existência seria infeliz se Deus fosse um tirano egoísta ou se Sua lei fosse injusta, como Satanás acusou. 
    Quase todos os primeiros escritores cristãos indicam que João escreveu o livro de Apocalipse durante o reinado do imperador romano Domiciano. Sob seu governo, a adoração do imperador se tornou uma preocupação muito séria para os cristãos. Muitos foram perseguidos por negar-se a adorar esse falso deus. Este foi especialmente o caso na província da Ásia, para onde João enviou as cartas para as sete igrejas (Apocalipse 2–3). Esses cristãos de segunda geração devem ter-se regozijado na certeza de que o Deus que eles adoravam era, realmente, o Senhor Deus todo-poderoso. 
    Os quatro seres viventes cantam seus louvores dia e noite sem cessar. O que isto nos ensina sobre desenvolver uma atitude de reverência e adoração para com Deus? Que benefício espiritual imediato recebemos quando alimentamos uma atitude de louvor? 
     
    Ele Criou Todas as Coisas - Apoc. 4:9-11 
    2. Como os vinte e quatro anciãos adoram a Deus? O que quer dizer depositar as coroas diante do trono? Apoc. 4:10 
    Nos dias de João, um rei indicava rendição depositando sua coroa aos pés do conquistador. Ocasionalmente, o exército romano levava consigo uma imagem do imperador, de forma que, quando conquistava outro rei, esse rei lançava sua coroa diante da imagem, em um gesto de derrota. Como nosso Redentor e Senhor, Deus conquista nosso coração com Sua graça. Nós depositamos nossa coroa diante dEle em total submissão. Não podemos ser Seus discípulos sem fazer isso. 
    3. Como os vinte e quatro anciãos ampliam o louvor dos quatro seres viventes? Apoc. 4:11 
    A criação de Deus é admirável – da imensidão dos céus, com bilhões de sistemas de estrelas, ao mundo microscópico das moléculas com seus complicados sistemas de partículas subatômicas. Ele é Deus de emocionantes pores-do-sol e flores delicadas. Seus filhos reconhecem na natureza os sinais do amor do seu Pai. 
    Porém, muitos seres humanos querem exaltar-se no lugar de Deus. Querem tornar a humanidade o centro de adoração. Ironicamente, quando removem Deus, sua vida perde todo significado. A vida então se torna um produto do acaso, uma coleção acidental de átomos lançados ao mundo sem propósito para a existência, sem qualquer futuro a não ser a extinção. Como o cientista social Peter Berger escreveu certa vez: "Não existe realmente nada de engraçado em descobrir-se encalhado, sozinho, em um canto distante do Universo, destituído de significado... ." – Peter Berger, A Rumor of Angels: Modern Society and the Rediscovery of the Supernatural, pág. 33. 
    Por contraste, como é satisfatório saber que não somos órfãos, mas criação especial de Deus, feitos à Sua imagem para comunhão perene com Ele. 
    Se você conhecer pessoas que não creiam em Deus, peça-lhes para explicar (se puderem) qual é o propósito de sua vida. Insista com eles para levarem suas premissas à conclusão lógica. Como você pode, como cristão, mostrar-lhes a absoluta futilidade de suas convicções, em contraste com a maravilhosa esperança que nossa fé nos dá? 

    Ele Foi Morto - Apoc. 5:1-12 
    4. Em um drama tenso sobre quem podia abrir o rolo do destino humano (veja Apoc. 5:1-10), uma nova Figura entra na sala do trono. Como um dos anciãos O descreve? Quando João olha, o que ele vê? Vs. 5 e 6 
    Que contradição – um poderoso Leão vencedor e um manso Cordeiro agonizante. E são a mesma Pessoa. O Leão vence pelo Seu poder irresistível. Qual é, então, o maior poder no Universo? Não são mísseis ou bombas atômicas. É o amor abnegado do Cordeiro dando Sua vida pelos seres criados, pecadores. O amor de Deus tem um poder tão grande que conquista reinos, impérios e corações obstinados. O Leão é forte, o Leão conquista porque é um Cordeiro agonizante. A força mais poderosa no Universo é o amor de Deus. 
    5. Leia o novo cântico dos seres viventes e dos anciãos. Como o sacrifício do Cordeiro exalta os remidos? Apoc. 5:9 e 10 
    O objetivo de Jesus era reunir representantes de todos os povos, tribos e nações (Mat. 24:14; 28:19 e 20) e uni-los em um reino cujos cidadãos sejam "sacerdotes para nosso Deus" (Apoc. 5:10, NVI). 
    Esse novo cântico louva a obra de Cristo em duas outras áreas: 
    1. Ele os comprou com Seu sangue. 
    2. Ele os constituiu para reinar na Nova Terra. 
    Em seguida, uma multidão de anjos entra repentinamente em cântico com estas palavras: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (v. 12). 
    Jesus renunciou a todo poder, riqueza, força, honra e louvor em Sua longa jornada do trono do Céu para o estábulo em Belém e para a cruz do Calvário. Em seu lugar, Ele assumiu fraqueza, pobreza, escárnio, desprezo e abuso. No entanto, nunca abriu mão de Sua glória – a glória do amor abnegado. 
    Por que a morte de Cristo em nosso lugar deve ser o fundamento de nossa adoração, louvor e oração? Comente isto: O que teria acontecido à humanidade se Cristo não tivesse morrido? Você estaria aqui discutindo este assunto se Ele não nos redimisse? 

    Ele Julga e Guerreia - Apoc. 11:15-19 
    6. Que grande anúncio é feito no Céu, no clímax da história terrestre? Apoc. 11:15. Por que os vinte e quatro anciãos se alegram? Vs. 16 e 17 
    O reino de Deus foi um poder "subterrâneo" em meio ao território inimigo desde que Satanás se apoderou do domínio de Adão e se tornou "o príncipe deste mundo". Agora Deus toma pleno controle e começa a reinar. 
    6. Como a última parte do verso 17 e a primeira parte do verso 18 descrevem a transferência do poder do reino de Satanás para o reino de Deus? Compare Salmo 2:1. 
    É um tempo de ira – a ira das nações repentinamente interrompida pela ira de Deus. A ira de Deus é uma parte necessária de Seu amor. O pecado provoca sofrimento; então, um Deus amoroso deve odiar o pecado. Aqueles que escolhem o pecado sentirão a ira de Deus. A salvação é um dom tão maravilhoso que rejeitá-la é uma ofensa terrível. 
    7. Por que é necessário o julgamento descrito em Apocalipse 11:18? 
    Para trazer um fim ao grande conflito deve haver um julgamento final que revele a justiça de Deus (Apoc. 15:2-4; 16:5-7). Embora colhamos o que semeamos, nem pecadores nem santos recebem o pleno resultado de suas ações nesta vida. Existe a necessidade moral de um julgamento, e uma vida futura, para que seja feita justiça. 
    É propósito de Deus que todo pecado seja castigado com justiça. Na verdade, todos os pecados foram castigados na Pessoa de Jesus Cristo na cruz! Nenhum ser humano precisa suportar a ira de Deus contra o pecado. O maior pecado contra Deus é rejeitar Sua oferta de perdão. 
     
    São Chegadas as Bodas do Cordeiro - Apoc. 19:1-8 
    8. Que novo grupo toma lugar perante o trono? Qual é o significado de sua exclamação: "A salvação pertence ao nosso Deus"? Apoc. 7:9 e 10. Que razões adicionais eles têm para alegria? 
    
Texto 
    Razões Para Alegria 
    Apoc. 19:2 
    v. 6 
    v. 7 
    Existe alegria quando a grande prostituta Babilônia (um sistema religioso perseguidor – veja Apoc. 17:1-6) é destruída, porque ela é a rival da noiva do Cordeiro. Enquanto o povo de Deus fizer parte da prostituta, o casamento do Cordeiro não pode acontecer. Então, ele é chamado a sair dela (Apoc. 18:4). 
    Os santos estão exultantes porque finalmente chegou o tempo das bodas do Cordeiro. Finalmente, Sua noiva está pronta. 
    9. O que torna o vestido de noiva brilhante e limpo? Apoc. 7:14. De onde vem o vestido de noiva? Isa. 61:10 
    Em algumas culturas – inclusive a celeste – o noivo dá o vestido para a noiva. Jesus dá aos santos o manto perfeito de Sua justiça – uma condição perfeita perante Deus. O vestido de noiva nesta passagem inclui também seu caráter, seus "atos de justiça" dados a ela por Deus. A noiva deve lavar seu manto no sangue do Cordeiro. Apocalipse 7:14 é um retrato de como somos salvos pela fé (veja também Isa. 1:18; Rom. 3:21-26). 
    Embora o grande dia das bodas ainda não tenha chegado, por que podemos regozijar-nos nele agora? Onde está a nossa garantia de que podemos tomar parte das bodas? Essa garantia está em nós mesmos, ou em outra pessoa? 

    Estudo Adicional 
    O que os textos a seguir ensinam sobre o louvor, e como eles podem nos ajudar a desenvolver uma vida de oração mais revigorante? Salmos 34:1; 113:3; Efésios 5:19 e 20. 
    Leia sobre os louvores dos redimidos quando Jesus os introduzir em Seu reino celeste em O Grande Conflito, págs. 645-652. Note quantas vezes os louvores de Apocalipse são repetidos. 
    Leia também sobre o tempo e as circunstâncias em que Satanás se curvará e confessará a justiça de sua sentença em O Grande Conflito, págs. 669-672. 
    "Louvar a Deus em plenitude e sinceridade de coração é tanto um dever quanto o é a oração."– Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 299. 
    "O auxílio humano é deficiente. Mas nos podemos unir na procura de auxílio e favor dAquele que disse: ‘Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.’ Mat. 7:7 (NIV). O poder divino é infalível. Cheguemos então a Deus, rogando a orientação do Espírito Santo. Ascendam nossas orações unidas ao trono da graça. Misturem-se nossos pedidos com louvor e ações de graças." – Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, pág. 485. 
    
PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO: 1. Apesar de que às vezes é difícil entender como funciona a oração, por que é tão importante para os cristãos orar, mesmo assim? Quantas outras coisas que fazemos na vida não entendemos completamente, mas sabemos que funcionam? 
    2. Por que Deus, o Criador do Universo, pode estar tão interessado em nossa adoração? Existe algum benefício para nós mesmos na adoração? Qual? 
    3. Mencione e comente maneiras como podemos desenvolver uma atitude de louvor e de gratidão no decorrer do dia. 
    4. As orações que estudamos nesta semana eram hinos de louvor. Quais são algumas formas criativas de como podemos usar as palavras e a música dos hinos para aumentar nossa vida de oração? 
    SUMÁRIO: O livro de Apocalipse mostra por que toda a Criação louvará a Deus e ao Cordeiro – Ele sempre vive, é nosso Criador, é nosso Redentor por Seu sangue, e nos reivindicará como Sua noiva. Antes de nos unirmos aos coros celestiais cantando louvores a Deus, vamos praticar aqui na Terra. Então, os louvores celestes, cujas palavras já estão escritas para nós em Apocalipse, se tornarão nossa oração permanente, que será respondida contínua e espontaneamente pela presença do próprio Cristo. 

(LES, L13, 1° Trim, 2001)